Casa museu Carlos Relvas na Golegã

Postado em

casajoserelvas

Na pitoresca vila ribatejana da Golegã, visitamos no passado dia 15 de fevereio a Casa Museu Carlos Relvas. Um excentrico espaço construído entre 1870 e 1875 para estudio fotográfico deste pioneira das artes em Portugal.

Acede-se ao espaço em visita guiada por uma, também ela excêntrica, guia com ar de avozinha. No primeiro piso estão amostras do laboratório. Numa pequena sala assiste-se a um filme com cerca de 10′ que conta a história da cisa e do seu proprietário. Fala-se um pouca da evolução a técnica fotográfica e das experiências do autor.

No piso superior, na galeria de ferro e vidro encontram-se várias espécimes de maquinas fotograficas, e o estudio do autor. Magnifico exemplo da execnetricidade do autor.

No piso inferior, por onde se desce, encontra-se ainda uma galeria para exposições. Na altura da visita estavam expostas cerca de 30 fotografias de paisagens. O espólio da casa museus tem vindo a ser recuperado e conta com milhares de chaps relativas a pessoas, paisagens.

Uma das atividades que Carlos Relvas se dedicou, foi o de fotografar monumentos. a figura do monumento nacional ainda não existia com a relevância que hoje lhe atribuímos. Elas constituem hoje um elemento documental sobre a forma como estes monumentos estavam conservados nessa altura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s