Homenagem da José Capela no Maputo

Postado em

capela3capela4capela5capela6capela7

capela2

A AMOLP-Associação Moçambicana da Língua Portuguesa e o Centro Cultural Português em Maputo realizam, entre 11 e 25 de Fevereiro, uma Homenagem a José Soares Martins (José Capela) denominada O HOMEM E A HISTÓRIA.
De acordo com o programa a seguir indicado, o evento inclui um colóquio, repartido por duas sessões, uma no dia da inauguração, dia 11, e outra no dia 18, e uma exposição bio-bibliográfica que ficará patente ao público até ao dia 25, no Centro Cultural Português em Maputo.

Participam como convidados do Colóquio Aurélio Rocha, Luís Bernardo Honwana, Mia Couto, Feliciano Chimbutana, Victor Miguel, Olga Pires e Armando Pinheiro, que se debruçarão sobre as várias facetas de José Soares Martins e da sua obra, nomeadamente como jornalista, historiador e Adido Cultural da Embaixada de Portugal.

Na exposição constarão dados biográficos e imagens de José Capela, a bibliografia activa publicada, alguma troca de correspondência e um vídeo alusivo à exposição 140 Anos de Imprensa em Moçambique (1994), por si apoiada enquanto Adido Cultural. Ao longo do evento, será igualmente exibida a gravação de uma entrevista que José Capela concedeu à investigadora Isabel Galhano, em 2013.

A todos os participantes no evento será oferecido um CD contendo a bibliografia activa de José Capela bem como a cópia digital de algumas suas obras publicadas, entre as quais Moçambique pelo Seu Povo (cartas publicadas na Voz Africana), O Vinho para o Preto, Moçambique pela sua História e Dicionário de Negreiros em Moçambique (1750-1897).

No âmbito da referida Homenagem, está ainda prevista a posterior publicação de uma brochura que reunirá diversas contribuições sobre a figura e obra de José Soares Martins.

A participação no evento é aberta a todos os interessados.
Programa da Homenagem:

dia 11 Fev. – 18 h. – Abertura da Exposição e 1ª Sessão do Colóquio, com a participação de Luís Bernardo Honwana (tema: participação na imprensa), Feliciano Chimbutana (tema: as cartas dos leitores publicadas na Voz Africana), Armando Pinheiro (tema: associação portuguesa e criação da EPM), Victor Miguel (tema: relação com a AMOLP)

dia 18 Fev. – 18 h. – 2ª Sessão do Colóquio, com a participação de Olga Pires (tema: tertúlias e promoção de jovens escritores), Aurélio Rocha (tema: o historiador José Capela), Mia Couto (tema: História e histórias)capela8capela9capela10capela11Capela

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s